Massachusetts Daily Collegian

A free and responsible press serving the UMass community since 1890

A free and responsible press serving the UMass community since 1890

Massachusetts Daily Collegian

A free and responsible press serving the UMass community since 1890

Massachusetts Daily Collegian

O Honors College nomeia uma nova reitora

Mari Castañeda é professora de comunicação e reitora associada de equidade e inclusão
%28Collegian+file+photo%29
(Collegian file photo)

A Universidade de Massachusetts anunciou num comunicado de imprensa no dia 9 de janeiro que o Commonwealth Honors College nomeou Mari Castañeda como sua nova reitora. Ela vai começar seu novo papel no dia primeiro de setembro. 

Castañeda trabalha atualmente como professora de comunicação e como reitora associada de equidade e inclusão na Faculdade de Ciências Sociais e do Comportamento (College of Social and Behavoral Sciences). No ano de 2010, ela também se tornou a primeira diretora de promoção da diversidade de todas as faculdades no campus. 

Sua nomeação segue a renúncia da reitora Gretchen Gerzina, quem escolheu retornar ao cargo de professora após cinco anos de serviço. 

De acordo com Sheira Goff, a reitora associada de Notícias e Relações da Mídia, um comitê de pesquisa para preencher a posição foi nomeado em outubro de 2019 pelo pró-reitor. “Casteñeda foi a melhor escolha entre todos os candidatos,” disse ela.

John J. McCarthy, o pró-reitor e vice-chanceler sênior de assuntos acadêmicos, fez a nomeação, dizendo num comunicado de imprensa, “O envolvimento prévio de Mari Castañeda com o Commonwealth Honors College, suas conquistas como membro do corpo docente e administrador, e seu compromisso com a nossa missão e nossos valores, a prepararam bem para esse papel crucial de liderança.”

Casteñeda trabalha na UMass há 19 anos. Antes de assumir seu novo papel como a futura reitora, ela serviu como membro no Programa de Liderança do Chanceler (Chancellor’s Leadership Fellow) e como presidente de comunicação. Ela é uma recipiente do Prêmio de Serviço Público do Presidente da UMass, do Distinguished Oureach Award, o Prêmio de Ensino da Faculdade de Ciências Sociais e do Comportamento, e do Lilly Fellowship. Ela é também associada ao Centro de Estudos da América Latina, Caribe e Latinas/os e ao Departamento de Mulheres, Gênero, e Estudos de Sexualidade. 

Em sua biografia de docente, Castañeda disse: “Meu trabalho promove estudo engajado e tem como objetivo abordar temas de inequalidade, poder, vozes da comunidade e o papel das interseccionalidades na construção da mídia e de espaços culturais.” 

O comunicado de imprensa afirma ainda que Castañeda é uma estudante universitária de honra de primeira geração, e que ela acredita que “educação é o caminho para libertação.” Ao assumir seu papel, um de seus objetivos é promover o objetivo do Commonwealth Honors College de ser “como uma peça central do ascendente status nacional da universidade e um destino da escolha para estudantes academicamente talentosos.”

 Castañeda também se formou em 1993 na Universidade de Califórnia, Los Angeles, onde obteve seu diploma de bacharel em comunicação com ênfase em estudos chicana/latinos, e mídia. Em 2000, ela obteve seu Ph.D. em comunicações com ênfase em economia política, estudos culturais, estudos étnicos e mídia global da Universidade de Califórnia, San Diego. 

A reitora não pode ser contatada para comentários, mas no comunicado de imprensa ela declarou que espera “se envolver com os alunos com entusiasmo e apreço” em seu novo papel. 

Irina Costache pode ser contatada através do [email protected] e seguida no Twitter @irinaacostache. 

Carly Longman é tradutora de português do Collegian e pode ser contatada através do [email protected].

Gabriella Lalli Martins é editora de Português do Collegian e pode ser contatada através do [email protected].

 

Leave a Comment
More to Discover

Comments (0)

All Massachusetts Daily Collegian Picks Reader Picks Sort: Newest

Your email address will not be published. Required fields are marked *