Massachusetts Daily Collegian

A free and responsible press serving the UMass community since 1890

A free and responsible press serving the UMass community since 1890

Massachusetts Daily Collegian

A free and responsible press serving the UMass community since 1890

Massachusetts Daily Collegian

Estudante afirma que policiais disfarçados o confrontaram durante a celebração do Super Bowl

Os homens estavam vestidos como civis e não apresentaram distintivo
%28Jon+Asgeirsson%2FDaily+Collegian%29
(Jon Asgeirsson/Daily Collegian)

Após uma vitória de 13 à 3 dos New England Patriots contra os Los Angeles Rams no Super Bowl na noite de domingo, uma multidão de estudantes se reuniu na Zona Residencial do Sudoeste na Universidade de Massachusetts Amherst para celebrar.

Policiais da UMass estimaram que a multidão dos estudantes totalizou cerca de 3000 – supostamente maior do que a multidão do Super Bowl do ano passado e maior do que o grupo de estudantes que celebrou a vitória dos Boston Red Sox no World Series (Campeonato Nacional de Beisebol).

Calouro do curso de economia, Tobias Tenenbaum foi supostamente abordado pela polícia a paisana durante a celebração.

Tenenbaum disse, “Eu estava no tumulto quando a polícia começou expulsar pessoas. Durante neste tempo houveram rolos de papel higiênico sendo jogados. Eu achei um pedaço de rolo de papel higiênico no chão, então o lancei ao ar, completamente inofensivo. Assim que o joguei, um homem vestindo moletom com capuz e jeans, que se misturava bem a multidão, aproximou-se de mim. Ele agarrou meu braço direito, me empurrou para fora da multidão e me disse que era um policial. Um pouco depois, outros homens vieram, sendo que um agarrou meu braço esquerdo e o outro ficou somente assistindo.”

Tenenbaum continuou, “Eles me levaram para perto da entrada do edifício Washington e o policial que estava andando ao meu lado tirou um gravador de vídeo e começou me gravar. Depois eles me perguntaram meu nome e onde morava, me disseram para ir embora e voltar para meu dormitório e foi o que fiz. Em nenhum momento eles me mostraram um crachá nem nada para comprovar que eles eram policiais, então eu não sabia se eu estava sendo detido pela polícia ou se era uma brincadeira.”

Ele disse que os três homens que se aproximaram dele pareciam estar na casa dos 40 anos, e que o segundo e terceiro homens estavam vestidos de maneira comum, um usando uma camiseta branca e o outro um moletom com capuz e jeans.

Mary Detloff, a vice-diretora de Notícias e Relações Midiáticas da UMass, se recusou comentar quando indagada sobre a possibilidade da presença de policiais disfarçadas na celebração no Sudoeste.

Outros estudantes também compartilharam suas experiências, comentando que houveram individuais pulando, subindo árvores e “surfando na galera”, e que houve a “queima de uma planta”, de acordo com Rachel Jansen, uma estudante da Bioquímica e Biologia Molecular.

“Estava tudo bem,” ela disse. “Ninguém realmente sabia o que estava acontecendo… e então houve muita correria no fim.”

Sashrika Saini, outra estudante de Bioquímica e Biologia Molecular, que participou do encontro, disse: “Estávamos perto do túnel, e então houve uma debandada de pessoas atrás de nós… então começamos correr, mas nós não sabíamos realmente porquê.”

Alguns estudantes, porém, escolheram não participar na celebração. Quinn Stangler, estudante de Matemática, disse “O jogo estava fácil, então não foi surpreendente ou excitante quando eles ganharam.”

“Acho que pessoas não tinham muita coisa para celebrar porque eles podiam ver a vitória chegando,” disse Jesica Quinones, uma estudante de Ciências da Computação.

De acordo com o Diretor Executivo de Comunicações Estratégicas para Notícias da UMass e Relações com a Mídia, Ed Blaguszewski, houve somente uma lesão de cabeça e duas lesões de mão durante a celebração.

Irina Costache é colunista do Collegian e pode ser contatada através do [email protected].

Drew Sullivan é tradutor de Português do Collegian e pode ser contatado através do [email protected].

Gabriella Lalli Martins é editora de Português do Collegian e pode ser contatada através do [email protected].

Leave a Comment
More to Discover

Comments (0)

All Massachusetts Daily Collegian Picks Reader Picks Sort: Newest

Your email address will not be published. Required fields are marked *